quinta-feira, 26 de maio de 2011

RELATÓRIO FINAL: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

EDER ALVES CHAVIER

RELATÓRIO FINAL: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Relatório final apresentado como conclusão do Estágio Supervisionado II do 5º período do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Tecnologia e Ciências-FTC-ead, circuito 9 – UP: Gentio do Ouro – BA.
 Sob a orientação da professora: Silvana Andrade.
Coordenadora da disciplina: Agda Sueid
Período: 05 de julho a 16 de novembro 2010


GENTIO DO OURO - BA
2010

 HISTÓRICO DA ESCOLA/CAMPO

O Centro Educacional Municipal de Gentio do Ouro foi criado na década de 70, como CNEC, o mesmo, teve como propulsor de sua construção, O ex-prefeito: Edmundo Pereira Bastos (in memória), assim, a entidade no ano de 1996, tornou-se pública municipal.
Nos dias atuais o colégio se estabelece dentro de uma estrutura mais ampla fisicamente e tecnologicamente, além de funcionar não somente o Ensino Fundamental, também o Ensino Médio, este ultimo (Formação de Modalidade Normal) regulamento 4 anos.
O corpo docente da escola na sua maioria são profissionais concursados, muitos ainda licenciando nas áreas de: pedagogia, letras, história, biologia e matemática pela Faculdade de Tecnologia e Ciências-FTC-ead.
 Hoje a escola funciona com 63 profissionais que vai do zelador ao corpo administrativo da escola, é uma unidade educacional de grande área intensiva com jardim para lazer, laboratório de informática, auditório, biblioteca com grande acervo de livros literários como livros didáticos e para didáticos, além disso, uma área especifica para a estruturação da Unidade pedagógica da FTC-EaD, onde a qual ocupa quatro (3) salas para tutorias e coordenação.

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO/CAMPO DE ESTÁGIO

Nome: Centro Educacional municipal de Gentio do Ouro
Bairro: Centro
CEP: 47450000
Rua: Felipe Tiago Gomes
Cidade: Gentio do Ouro - BA
Data de início do estagio: 05/07/2010
Data de término do estagio: 16/11/2010
Duração em horas: 129
Diretor escola/Campo: Adelino de Almeida Junior
Estagiário: Eder Alves Chavier
Série de Estagio: 1ª ano do Ensino Médio Modalidade Normal
Turno: Matutino
Coordenadora da escola/campo: Monalisa Oliveira
Vice-Diretor (es): Ermilton Teixeira e Antônio Soares

1.            INTRODUÇÃO


Este relatório tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Matemática FTC EaD, da disciplina Estágio Supervisionado II, ministrada pela professora: Silvana Andrade.
É muito importante a gente relacionar a teoria e a prática, o momento do estágio é de suma necessidade para ampliar as experiências, seja ela de vida pessoal ou de trabalho em conjunto, para mim é primordial na qualificação do acadêmico, pois o torna cada vez mais profissional e sabe sempre se saí bem nas situações que se deparar no decorrer de sua ação docente em sala de aula. Dentro dessa expectativa realizei o estagio supervisionado II na escola: Centro Educacional Municipal de Gentio do ouro. No dia 05 de julho apresentei-me à escola/campo de estágio com a carta de apresentação para a realização do estagio supervisionado II do 5ª período de Licenciatura Matemática pela faculdade de tecnologias e Ciencias-FTC-ead, circuito 9. Assim, ao apresentar-me à escola/campo, mostrei para a coordenação da instituição o projeto de estágio juntamente com o plano de unidade da 3ª unidade (pois na escola iniciava-se a 3ª unidade) com o tema “teorema de Pitágoras e suas relações métricas no triangulo retângulo”, e propus trabalhar na serie de 1ª ano do ensino médio pelo turno da manhã, turma A. No entanto a instituição concedeu-me a realização do estagio na turma citada acima e as regências aconteceram sempre nas sextas-feiras conforme as datas descritas nas fichas de freqüências.
O Projeto de Estagio e o Plano de Unidade foram elaborados por mim e por Adelino de Almeida Junior, colega da turma de licenciando.
Realizei o Estagio Supervisionado II na turma de 1ª ano do Ensino Médio Modalidade Normal, no turno matutino, tendo em sala de aula o Regente/supervisor: Flailan Vaz Pereira.
(...) um espaço de construções significativas no processo de formação de professores, apresentando-se como responsável pela construção de conhecimentos, possibilitando contribuir com o fazer profissional do futuro professor (FREIRE, apud SANTOS, 2005).
Este estágio se realiza conforme a regulamentação que trata do Estágio Supervisionado obrigatório, dos cursos de licenciatura da FTC EAD, que está sujeito às seguintes legislações:
         3I- Lei 9394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;
II- Lei nº 11.778, de 25 de setembro de 2008 que institui o estágio obrigatório        e não obrigatório;
III- Resolução CNE/CP 1/2002 que institui as diretrizes curriculares nacionais;
para a formação de professores da educação básica, em nível superior;
IV- Resolução CNE/CP 2/2002 que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura;


2.           ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO

2.1         Extra

No dia 05 de julho de 2010 dirigir à escola/campo para apresentar-me solicitando, assim, o estágio e apresentando o projeto de estagio e plano de unidade, onde sentei juntamente com a coordenadora pedagógica da escola para fazermos alguns reajustes no projeto, no dia seguinte, estive na entidade novamente, mas, desta vez para apresenta-me à classe à qual eu irei realizar o Estagio Supervisionado II de Licenciatura em Matemática; a coordenadora levou-me à sala e tive a honra de conhecer cada aluno da turma. É uma sala composta por 16 alunos onde a maioria é do sexo masculino e ambos os sexos com uma faixa etária de 14 a 16 anos. Após conhecer os alunos, verifiquei todo o âmbito escolar para conferir e reconhecê-lo novamente, no dia 08/07 do corrente ano me disponibilizei para ajudar a escola fazer o recadastramento do censo escolar (aceito pelo diretor), eu ficava relacionando as pastas do alunado colocando em ordem alfabética e o digitador Marlon de Oliveira cadastrando-as.
Neste período de realização do estagio ajudei a escola cuidando do jardim, molhando as plantas, também na realização do campeonato inter-classe de society e futsal como juiz ou mesário às vezes, também treinador dos alunos nos dias que não tinha jogos.
No dia 21 de julho de 2010, fiquei na biblioteca arrumando os livros juntamente com bibliotecário da escola, os livros separamos por serie, isso ocorreu das 8h20 às 10h20.
As atividades extras foram realizadas em uma carga horária de 18h total. Elas aconteceram nos dias: 05, 06,13, 21 e 28/07/2010 e nos dias 04, 17,23 e31/08/2010; formando assim o total de horas informado acima e segunda está representadas na Ficha de Freqüência. 


2.2.     Planejamento

No dia 14 de julho de 2010 às 9h10 até 11h10, estive na escola elaborando o plano de aula para a minha primeira regência do Estagio Supervisionado II. Assim, nos dias07, 22, 29/07/2010 e dias 02, 09, 19, e 25/08/2010 também em 02, 09, 16, 23/09/2010 e no dia 28/10/2010; foram elaborados os planos de aulas. Os professores de exatas da unidade escolar faziam seus planos quinzenais, eu as vezes fazia os também com essa validade, outros com validades para dois dias letivos.
 A carga horária de planejamento foi de: 20h bem como demonstradas na Lista de Frequência. Para elaborar os planos de aula juntamente com o regente, utilizávamos o material didático adotado pela instituição de ensino, data show, televisão quando necessário para apresentar slide sobre o teorema de Pitágoras e suas relações métricas da 1ª série do ensino médio e a aplicação em sala de aula do mesmo.
As atividades desenvolvidas em sala de aula têm como procedimentos metodológicos a seqüência abaixo relacionada:
·                    Apresentação de uma situação-problema envolvendo o teorema de Pitágoras;
·                    Situações vivenciadas pelos alunos;
·                    Introdução ao teorema de Pitágoras;
·                    ideia de semelhança de triangulo;
·                    Trabalhar com as relações métricas no triângulo retângulo;
·                    Demonstração dos catetos e hipotenusa em slide;
·                    Resolução de exercícios;
·                    Acompanhamento nas atividades e exercícios realizados pelos alunos.
·                    Discussão sobre os resultados obtidos e dúvidas encontradas quantos às técnicas de resolução de problemas.


2.3.     Co-participação

As co-participações aconteceram de forma prazerosa em conjunto com o professor onde eu ajudava-o nas elaborações de avaliações escritas e trabalhos de pesquisa por via internet, também nas correções das atividades elaboradas para os alunos onde através do quadro branco mostrava as correções, solicitando a participação dos alunos na aula.
No inicio das co-participações o regente estava trabalhando funções de primeiro grau e equações também do mesmo grau, só depois que ele avaliou meu projeto de estagio foi que comecei a trabalhar o teorema de Pitágoras. As co-participações aconteceram nos dias: 08, 14, 15, 19, e 26/07/2010, também em 05, 10, 18, e 24/08/2010 e 06, 13 e 21/09/2010, formando assim um total de 18h; conforme descrito nas frequências de estagio.


2.4.     Atividades Complementares

No dia 12 de julho de 2010, estive na escola fazendo uma pesquisa no centro de informática para poder elaborar o plano de aula.
Pesquisei algumas simulações do triangulo retângulo, onde demonstrava que a somatória dos catetos ao quadrado é igual o quadrado da hipotenusa.
A carga horária das atividades obteve um total de 19h, as quais foram realizadas em 12, 20, 27/07/2010 e 11, 16, e 28/08/2010 e17/09/2010. Nessa carga horária estão inclusas as horas que participei na elaboração das provas da gincana escolar que iria acontecer no mês de setembro e eu fazia parte da comissão elaboradora das atividades que realizara no evento, também as reuniões que aconteciam para discutirmos o projeto da gincana.
2.5.     Regências

As regências foram momentos de muitas participações e envolvimento no conteúdo abordado dentro da sala de aula, instantes tão peculiares e importantes na vida de um estagiário que está procurando a dar sentido a uma sociedade inovadora e cheia de perspectiva e realizações, poso dizer que as regências são momentos onde podemos avaliar quão é grande a diversidade do individuo intelectualmente e como podemos envolver de tal forma que chega nos aproximar e vivenciar as dificuldades e diferenças uns nos outros e perceber que cada um ser tem sua própria capacidade de construir seus sonhos. Lembro ainda que para mim este foi um dos momentos que mais me envolve, pois, dedicava o bastante para que pudesse ajudar os alunos de forma satisfatória.
As regências aconteceram nos seguintes dias: 16, 23 e 30/07/2010 e nos dias 06, 13 e20/08/2010, também em 03, 10, 17 e 24/09/2010 e em 08, 15, 22e 29/10/2010 e também 05 e 12/11/2010, estas últimas datas aconteceu o fim das regências. No entanto a carga horária de regência teve um total de 32h/aulas.


 2.6.    Avaliações

O momento das avaliações foi onde eu pude verificar o desempenho do meu trabalho e ver o quanto os alunos aproveitaram as aulas, notar se a aprendizagem dos discentes está ocorrendo de forma satisfatória. É através das avaliações que podemos perceber se a clientela está desenvolvendo seus conhecimentos ou se as evoluções da aprendizagem não ocorrem.
Eu sempre elaborava avaliações descritivas onde os alunos pudessem se expressar de forma subjetiva e objetiva individualmente e também abordava avaliações em grupos para verificar todo o conjunto da sala de aula onde eu analisava a aprendizagem em conjunta.
A carga horária das avaliações teve um total de 8h, onde nos dias 30/07/2010, 12,20 e 26/08/2010 e 01/09/2010 e 08/11/2010, eu fazia as correções das avaliações.

2.7.     Análises de dados

Nos dias 03, 08/11/2010 das 8h às11 e das 14h às 16h elaborei uma pesquisa de dados para informar o numero de funcionário da escola/campo e também o aspecto físico da mesma onde possui 10 salas de aulas um auditório, uma biblioteca. Um centro de informática, uma mecanografia (sala de professor) quatro banheiros masculinos e femininos, uma sala da diretoria e uma para secretariados, um amogerifado e jardim gramado e palmeiras (coco).
Com um número significativo de professores para todas as disciplinas, muitos cursando o Ensino Superior, sendo um total de 29 professores, assim distribuídos:

Matemática
4
 Química
1
Física
(O mesmo de química)
Historia
3
Geografia
2
Biologia
1
Inglês
1
Português
4
Ação comunitária
1
Ed. Física
1
Metodologia da Matemática
1
Metod. da Língua Portuguesa
1
Estagio Supervisionado
1
Ciências
2
Didática
1
Filosofia
1
Ens. Religioso
1
Psicologia
1
Professor Substituto
2

Além deste número de professores existem um bom número de funcionários que vai do zelador ao direto da escola, e sua clientela estudantil também possui um número de matriculados muito grande, a instituição possui: auditório, biblioteca, salas de aulas, secretaria, diretoria, laboratório de informática, sala de mecanografia, amogerifado, banheiros femininos e masculinos. Veja o quadro resumo:
Espécie
Total
Espécie
Total
Sala
10
Biblioteca
1
Banheiro
4
Funcionário
34
Professor
29
Computador
20
Alunos
600
Auditório
1
Infocentro
1
Cantina
1
        Amoxerifado
                1
            Diretoria
                1


2.8.     Encerramento

No dia 15 de novembro de 2010, fiz o encerramento do Estagio Supervisionado II. Onde organizei junto com os alunos uma festinha de despedida e ao fim agradece a toda escola que me acolheu durante todo este tempo de trabalho onde colhe maravilhosas experiências de vida.
O encerramento ocorreu no dia 15 do corrente mês e ano de estágio das 7h30 às 9h com um tempo duradouro de 2 horas.


2.9.     Relatório

Na elaboração do relatório foi um momento onde eu pude descrever boa parte da minha participação nas atividades elaboradas no estagio, neste relatório juntei de forma escrita tudo o que fiz durante o meu trabalho e onde fiz pesquisas para basear-me na elaboração do mesmo.
A elaboração ocorreu nos dias 09 e 16 de novembro de 2010 das 8h às 11h, das 18h às 22h do dia 9 e 16, formando assim 7 horas de elaboração documental.
3.           APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS


Como no primeiro estagio as expectativas eram grandes e neste segundo tinha um novo ponto especial que era de conhecer um espaço de aula onde iria ministrar aulas para alunos de Ensino Médio, então o frio na barriga era maior, pois, pensava que os alunos eram mais participativos e mais ousados na questão de conhecimentos, no entanto a chance de também aprender com eles também fazia referencia no que eu estava sentindo; por estagiar em uma sala de aula de adolescentes, adquiri bases que pude perceber como lidar com eles, assim, acompanhando, participando e regendo aulas dinamizadas, proporcionou uma aprendizagem significativa.


3.1. Pontos Positivos

·                    Alunos com melhores desejos de aprender;
·                     Atitudes e conhecimentos mais elevados;
·                    Discentes com capacidades de relacionar, discutir, interagir e concluir cognitivamente aspectos da matemática utilizando materiais e meios que facilitam a aprendizagem;
·                    Alunos com conhecimentos do mundo tecnológico em especial a internet e utilização de software;
·                    Alunos com valores, habilidades e competências bem atribuídas;
·                    Também participação em grupos sociais como gremiação.

3.2. Pontos Negativos

·                    Atrasos de alguns alunos, transporte escolar quebrado;
·                    Alguns alunos não participavam como deveriam, o interesse de alguns pela disciplina era baixo, assim, essas situações não contribuíram para uma aprendizagem monumental em alguns alunos da série do primeiro ano do Ensino Médio.
4.        CONCLUÃO


O estágio II foi uma realização maravilhosa busquei vinculares aspectos teóricos com aspectos práticos visando uma aprendizagem com princípios de valores, habilidades e competências dentro do aspecto metodológico da matemática, sobretudo, percebe a necessidade em assumir uma postura não só crítica, mas também reflexiva da nossa prática educativa diante da realidade e a partir dela, para que possamos buscar uma educação de qualidade, que é garantido na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB - Lei nº 9394/96).
A Matemática no Ensino Médio tem um valor formativo, que ajuda a estruturar o pensamento e o raciocínio dedutivo, porém também desempenha um papel instrumental, pois é uma ferramenta que serve para a vida cotidiana e para muitas tarefas especificas em quase todas as atividades humanas. (PCNEM, pag. 40).
O estágio teve um valor peculiar na minha formação como profissional da educação, devido a uma serie de fatores que atribuiu infinitas competências e habilidades no que diz respeito à atuação do educador em sala de aula, esse contato profissional me fez crescer como humano, não que eu não seja, mas tudo isso me fez ser capaz de se posicionar diante de fatos da vida do dia-dia e assumir uma postura ética e competente. Não é fácil assumir uma sala de aula com diversos alunos de ambos os sexos, de cabeça e mundo diferentes, de conhecimentos mais elevados e outros mais fracos, de crianças sadias e outros não. Enfrentar essa clientela e transmitir conhecimentos com objetivos que atingem os princípios da LDB é um trabalho árduo mais é maravilhoso saber que você está contribuindo para uma aprendizagem que contemple esta perspectiva do sistema e atribuir à sociedade cidadãos éticos, critico reflexivo com base nos quatros pilares da educação.
“Devemos compreender de modo dialético a relação entre a educação sistemática e a mudança social, a transformação política da sociedade. Os problemas da escola estão profundamente enraizados nas condições globais da sociedade”. Paulo Freire (Medo e Ousadia, 1987).
De fato Precisamos ter uma concepção efetiva de um ser competente que se preocupa verissimamente com o conhecimento, onde deve atuar com o papel de um profissional entre a realidade e a peculiaridade do educando. Devemos proporcionar no alunado a consciência de que ele precisa se aprimorar e se construir como cidadão visando complementar sua capacidade bem como se relacionar com o mundo em que o circunda.



REFERÊNCIAS:


http://www.projetomemoria.art.br/PauloFreire/pensamento/06_pensamentou_frases. Acessa em: 04/04/2011 às 23h34
PCNEM, Parâmetros Curriculares nacionais Ensino Médio; Parte III- ciências da natureza, Matemática e suas Tecnologias.





















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