PROJETO DE ESTAGIO


FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC EAD




CURSO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA





AUTORES: ADELINO DE ALMEIDA JUNIOR E EDER ALVES CHAVIER







PROJETO DE ESTÁGIO E PLANO DE UNIDADE











GENTIO DO OURO, BAHIA
 2010
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC EAD



CURSO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA






PROJETO DE ESTÁGIO PARA O ENSINO MÉDIO

Trabalho apresentado à disciplina de ESTÁGIO SUPERVISIONADO II como pré-requisito para conclusão do curso Licenciatura em Matemática.
Professora Gestora: Silvana Almeida Andrade.










GENTIO DO OURO, BAHIA.
 2010
SUMÁRIO


Introdução ------------------------------------------------------------------------------- 01
Justificativa------------------------------------------------------------------------------ 02
Objetivo Geral -------------------------------------------------------------------------- 02
Objetivo Específico ------------------------------------------------------------------- 03
Fundamentação Teórica ------------------------------------------------------------ 03
Desenvolvimento ---------------------------------------------------------------------- 04
Conteúdo --------------------------------------------------------------------------------- 04
Metodologia ----------------------------------------------------------------------------- 04
Cronograma ----------------------------------------------------------------------------- 06
Recursos --------------------------------------------------------------------------------- 06
Conclusão ------------------------------------------------------------------------------- 07
Avaliação -------------------------------------------------------------------------------- 07
Apêndice (Plano de Unidade) ----------------------------------------------------- 08
Referências ------------------------------------------------------------------------------ 09
















INTRODUÇÃO

Deste a antiguidade, o Triângulo Retângulo sempre exerceu uma fascinação especial entre os homens. Mais do que saber uma demonstração das Relações Métricas e do Teorema de Pitágoras no triângulo retângulo é importante que se compreenda historicamente a sua utilização.  Sendo o mais conhecido Teorema Matemático, a relação entre os lados de um Triangulo Retângulo é muito usado deste o Antigo Egito até hoje nas construções, nas demarcações de terras, entre outros.
Tendo em vista a construção do conhecimento matemático, a partir de habilidade e valores que estimule o educando a posicionar-se criticamente dentro das condições sociais, políticas e econômicas é que fomentaremos através dos conteúdos explícitos acima, um saber histórico da temática, relacionando ao cotidiano em que vivemos e desenvolvendo a capacidade de visualização e compreensão das capacidades fundamentais dessa área da matemática.
Contudo, surgem questionamentos sobre as condições dos estudantes para a compreensão e desenrolar da temática, visto que, essa ciência ao longo dos anos, sofreu, e ainda sofre com os rótulos pejorativos, no entanto, como desconstruir essa visão? Como levar o discente a gostar da resolução de problemas?
Para que o desenvolver do conhecimento matemático rompa paradigmas estereotipados, é necessário utilizarmos o simples, o prático, o lúdico, o real, mostrando experimentos com emborrachados, papelão, visitas e análise em construções, papel cartão, desta forma, possibilitamos o manuseio de materiais concretos para efetivarmos o conhecimento das relações métricas e construção do triângulo retângulo.
“(...) A Matemática é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar. A aprendizagem em Matemática está ligada à compreensão, isto é, à apreensão do significado; aprender o significado de um objeto ou acontecimento pressupõe vê-lo em suas relações com outros objetos e acontecimentos. Recursos didáticos como jogos, livros, vídeos, calculadora, computadores e outros materiais têm um papel importante no processo de ensino aprendizagem. Contudo, eles precisam estar integrados a situações que levem ao exercício da análise e da reflexão, em última instância, a base da atividade matemática”. 


JUSTIFICATIVA

Diante da problemática no ensino de matemática em todos os níveis, construir o saber matemático no ensino médio se torna uma tarefa dificultosa, visto que muitos alunos são empurrados o tempo todo, como peças de xadrez, sem os requisitos necessários que cada ano requer para a avanço desses educando, juntando assim, muitas falhas, muitos conteúdos maus construídos e um aluno perdido no espaço e no tempo. Assim: 
 “...ser assumida como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que possa avançar no seu processo de aprendizagem.” (Luckesi, 1996: 81)

A autonomia do cada um é imprescindível para construção de relações positivas dentro da sociedade global é essa autonomia que precisamos construir dentro da sala de aula, transformando nossos alunos protagonistas da sua própria história.


OBJETIVO GERAL

Construir  alternativas que possibilitem a cada educando ter uma ótica crítica e reflexiva e compreenda melhor os aspectos das Relações Métricas do Triângulo Retângulo e o Teorema de Pitágoras, trabalhando com formas lúdicas e trazendo o cotidiano do aluno, para o desenvolvimento de novos paradigmas.








OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü    Construir objetos com emborrachados, papelão e papel cartão;
ü    Trazer músicas e brincadeiras para a ludicidade;
ü    Visitar construções onde o aluno observará a aplicação do Triângulo Retângulo;
ü    Utilizar recursos tecnológicos para assimilar melhor a construção do conhecimento;
ü    Construir situações-problemas envolvendo questões do nosso cotidiano, aguçando a criatividade, criticidade e reflexão;
ü     Desenvolver atitudes coletivas na construção o conhecimento matemático e da cidadania;



FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Educação Matemática proposta para as Diretrizes Curriculares Nacionais de Matemática para a Educação Básica prevê a formação de um educando crítico, protagonizando seu conhecimento como sujeito modificador e participante, capaz de agir com autonomia nas suas relações sociais, culturais e no mundo do trabalho, para isso, é necessário que  ele se aproprie de conhecimentos, dentre eles, o matemático. Para Ribnikov (1987), a Matemática enquanto ciência tem singularidades qualitativas nas leis que definem seu desenvolvimento.
De acordo com as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, deve-se considerar um amplo espectro de competências e habilidades a serem desenvolvidas no conjunto das disciplinas. O trabalho disciplinar pode e deve contribuir para esse desenvolvimento. Conforme destacam os PCNEM (2002) e os PCN+ (2002), o ensino da Matemática pode contribuir para que os alunos desenvolvam habilidades relacionadas à representação, compreensão, comunicação, investigação e, também, à contextualização sociocultural.



DESENVOLVIMENTO

Baseado na fundamentação teórica o desenvolvimento das ações que permeiam uma qualidade de educação no ensino da matemática, construiremos uma prática em que a investigação dos conceitos e a implementação da realidade marcará as competências e habilidade adquiridas na aplicação desse projeto.

  • CONTEÚDOS

ü  Conceitos básicos sobre o triangulo retângulo;
ü  As relações métricas no Triângulo Retângulo;
ü  A importância do Teorema de Pitágoras e seus conceitos
ü  Aplicação do Teorema de Pitágoras;
ü  Semelhanças dos triângulos;




         ·  METODOLOGIA


O projeto será desenvolvido no 1º ano do ensino médio, turma A, onde iniciaremos um resgate histórico sobre Pitágoras, na qual a coleta de dados e informações será feita através de pesquisa nos sites da Internet ligados à História da Matemática e apresentados em slides criados no power point, mostrarão a construção e a demonstração em material concreto para provar o teorema, momento em que faremos um vídeo, para posterior exibição no blog da escola. Atividades serão desenvolvidas em grupos e orientadas pelos estagiários, visitarão alguns blogs direcionados a Matemática com aplicações no cotidiano do Teorema de Pitágoras para poderem elaborar, individualmente, situações-problema com aplicabilidade do teorema e suas relações métricas e semelhanças.

Diagnosticar é o momento de análise sobre quais são os pré-requisitos para o conceito a ser ensinado. A partir desta elaboramos um instrumento de pesquisa na qual podemos encontrar o ponto de partida para iniciarmos o processo de ensino/ aprendizagem do conteúdo escolhido.
            Na problematização, iremos apresentar situações em que o aluno possa utilizar o conhecimento adquirido ao longo de estudos anteriores, construindo resoluções próprias diante da problemática apresentada.
            As situações apresentadas pelos alunos nos remetem a condicionantes pedagógicas e metodológicas que irá facilitar a compreensão e o desenvolvimento integral do educando, tanto na resolução das questões, quanto na sistematização  de vivências do cotidiano do aluno.
            Assim, a matemática deve ser compreendida como uma parcela do conhecimento humano, essencial para a formação de todos os jovens, que contribui para a construção de uma visão de mundo, para ler e interpretar a realidade e para desenvolver capacidades que deles serão exigidas ao longo da vida social e profissional.
                       
            Os avanços já conquistados pela educação matemática indicam que, para que o aluno aprenda matemática com significado, é elementar:
  • Trabalhar as idéias, os conceitos matemáticos intuitivamente resgatando seu processo histórico;
  • Estimular o aluno para que pense, raciocine, crie, relacione idéias, descubra e tenha autonomia de pensamento;
  • Trabalhar a Matemática por meio de situações problemas própria das vivencias dos alunos e que o façam realmente pensar, analisar, julgar decidir-se pela melhor solução;
  • Permitir ao aluno o uso adequado da calculadora e computador;
  • Utilizar a historia da matemática como um excelente recurso didático;
  • Utilizar jogos;
  • Estabelecer discussões sobre as relações métricas no triangulo retângulo também semelhanças.



                                                    CRONOGRAMA
PERÍODO
ATIVIDADE
CARGA HORÁRIA
MAIO/JUNHO
Elaboração do Projeto do Estágio e Plano de Unidade
72 Hs
JULHO
Atividade complementar e extraclasse, planejamento,
co-participação, avaliação e regência
38 Hs
AGOSTO
Atividade complementar e extraclasse, planejamento,
co-participação, avaliação e regência
38 Hs
SETEMBRO
Atividade complementar e extraclasse, planejamento,
co-participação, avaliação e regência
38 Hs
OUTUBRO
Regência, relatório, avaliação e encerramento
14 Hs



• RECURSOS
Quadro branco
 Pincel atômico
 Livros diversos
Atividades impressas
Calculadora
Jogos interativos
Computador
Datashow
DVD
Televisão
Espaço físico da escola
EVA
Papelão
Cartolina
Fita métrica
Fita adesiva
Escada
Caixas

 CONCLUSÃO

Compreendemos que a educação matemática contribui para o desenvolvimento do educando para toda a sua vida, contudo, o desenrolar desse projeto promove o crescimento intelectual e social onde o aluno se integrará de forma coletiva, participativa, cooperadora, critica e reflexiva dentro do contexto da realidade de sua vivência atribuída na sociedade como um cidadão capaz de pensar, criar, conhecer e desenvolver suas capacidades e habilidades.


AVALIAÇÃO:

A avaliação será construída ao longo do desenvolvimento das atividades de forma processual continuada, analisando cuidadosamente os conhecimentos prévios do alunado. Contudo, aplicaremos avaliações escritas, onde irão se relacionar de forma autônoma nas resoluções das questões aplicadas, também, aspectos que contribuem para o aprendizado do discente como: participação ativa nas aulas; realização das atividades, individual e em grupo, assiduidade, prevalecendo sempre os aspectos qualitativos quanto os quantitativos.














APENDICE:

PLANO DE UNIDADE

ESCOLA: Centro Educacional Municipal de Gentio do Ouro
REGENTE: Flailan Vaz Pereira
ESTAGIÁRIOS: Adelino de Almeida Jinior
SERIE: 1°
TURMA:A
TIPO/AULA: Expositiva
Nº DE ALUNO:16
PERÍODO: II e III
CH ESTAGIO II PRATICA: 128

CONTEÚDO
OBJETIVOS GERAIS
Relações métricas no triângulo retângulo;
Teorema de Pitágoras;
Outras relações métricas no triângulo retângulo
Levar o caráter formativo (desenvolver capacidades especificas), seu aspecto instrumental ( as aplicações na realidade e nas ciências).
Consolidar e aprofundar os conhecimento do ensino fundamental aprimorando no ensino Médio para os estudos posteriores.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
METODOLOGIAS
Desenvolver atitudes positivas na construção do seu conhecimento matemático;
Aplicar seus conhecimentos matemáticos nas atividades diárias;
Aumentar a capacidade de raciocínio, de resolver problemas e desafios cotidianos;
identificar situações em que se usa o teorema de Pitágoras;
Aplicar o teorema de Pitágoras;
Deduzir as relações métricas no triangulo retângulo e aplicá-las em exercícios diversos;
Utilizar o teorema pitagorico para encontrar catetos e hipotenusas;

Estabelecer a aprendizagem por meio de valorização dos conhecimentos prévios do aluno;
Estimular o aluno para que pense, crie, estabeleça relações, descubra e tenha autonomia de pensamento;
Explicar sobre a origem do estudo do teorema;
Manusear materiais que facilita o entendimento do teorema pitagorico;
Aplicar simulações computacionais em mídias de dvd,etc. para melhor entendimento das medidas dos catetos e hipotenusa;
Formar figuras a partir dos triângulos que compõe o tangran;

RECURSOS UTILIZADOS
AVALIAÇÃO
Computador, dvd, datashow, lousa, pincel p/ quadro branco, carteira, caderno, lápis, caneta, cartolina ou papel ofício, caixinha, livro didático.
Durante as atividades realizadas em aula, por meio de observação, na qual se pode obter diversas informações: Habilidades, procedimentos utilizados pelo aluno para resolver suas atividades em relação aos conhecimentos matemáticos.
Avaliação escrita diagnostica.
REFERENCIAS:
BOYER,C.D. Historia da Matematica. São Paulo, Edgar Blücher,1971.
GIOVANNI, José Ruy; BONJORNO, José Roberto;- 2.ed. renov.- São Paulo: FTD, 2005 -            ( coleção matemática completa).



 REFERENCIAS

Matemática: reformas curriculares (PCN’s)
O TEOREMA DE PITÁGORAS E AS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM MATERIAL EMBORRACHADO
Rita de Cássia Pavani LAMAS1
Juliana MAURI 2