FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC EAD
CURSO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
AUTORES:
ADELINO DE ALMEIDA JUNIOR E EDER ALVES CHAVIER
PROJETO DE ESTÁGIO E PLANO DE UNIDADE
GENTIO DO OURO, BAHIA
2010
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC EAD
CURSO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PROJETO DE ESTÁGIO PARA O ENSINO MÉDIO
Trabalho apresentado à
disciplina de ESTÁGIO SUPERVISIONADO II como pré-requisito para conclusão do
curso Licenciatura em Matemática.
Professora Gestora: Silvana
Almeida Andrade.
GENTIO DO OURO, BAHIA.
2010
SUMÁRIO
Introdução
-------------------------------------------------------------------------------
01
Justificativa------------------------------------------------------------------------------
02
Objetivo Geral
-------------------------------------------------------------------------- 02
Objetivo Específico
------------------------------------------------------------------- 03
Fundamentação Teórica
------------------------------------------------------------ 03
Desenvolvimento
---------------------------------------------------------------------- 04
Conteúdo
---------------------------------------------------------------------------------
04
Metodologia
-----------------------------------------------------------------------------
04
Cronograma
-----------------------------------------------------------------------------
06
Recursos
---------------------------------------------------------------------------------
06
Conclusão
-------------------------------------------------------------------------------
07
Avaliação
--------------------------------------------------------------------------------
07
Apêndice (Plano de
Unidade) ----------------------------------------------------- 08
Referências ------------------------------------------------------------------------------
09
INTRODUÇÃO
Deste a antiguidade, o
Triângulo Retângulo sempre exerceu uma fascinação especial entre os homens.
Mais do que saber uma demonstração das Relações Métricas e do Teorema de
Pitágoras no triângulo retângulo é importante que se compreenda historicamente
a sua utilização. Sendo o mais conhecido
Teorema Matemático, a relação entre os lados de um Triangulo Retângulo é muito
usado deste o Antigo Egito até hoje nas construções, nas demarcações de terras,
entre outros.
Tendo em vista a construção do
conhecimento matemático, a partir de habilidade e valores que estimule o
educando a posicionar-se criticamente dentro das condições sociais, políticas e
econômicas é que fomentaremos através dos conteúdos explícitos acima, um saber
histórico da temática, relacionando ao cotidiano em que vivemos e desenvolvendo
a capacidade de visualização e compreensão das capacidades fundamentais dessa
área da matemática.
Contudo, surgem questionamentos
sobre as condições dos estudantes para a compreensão e desenrolar da temática,
visto que, essa ciência ao longo dos anos, sofreu, e ainda sofre com os rótulos
pejorativos, no entanto, como desconstruir essa visão? Como levar o discente a
gostar da resolução de problemas?
Para que o desenvolver do
conhecimento matemático rompa paradigmas estereotipados, é necessário
utilizarmos o simples, o prático, o lúdico, o real, mostrando experimentos com
emborrachados, papelão, visitas e análise em construções, papel cartão, desta
forma, possibilitamos o manuseio de materiais concretos para efetivarmos o
conhecimento das relações métricas e construção do triângulo retângulo.
“(...) A Matemática é
componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade
utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos,
dos quais os cidadãos devem se apropriar. A aprendizagem em Matemática está
ligada à compreensão, isto é, à apreensão do significado; aprender o significado
de um objeto ou acontecimento pressupõe vê-lo em suas relações com outros
objetos e acontecimentos. Recursos didáticos como jogos, livros, vídeos,
calculadora, computadores e outros materiais têm um papel importante no
processo de ensino aprendizagem. Contudo, eles precisam estar integrados a
situações que levem ao exercício da análise e da reflexão, em última instância,
a base da atividade matemática”.
JUSTIFICATIVA
Diante da problemática no
ensino de matemática em todos os níveis, construir o saber matemático no ensino
médio se torna uma tarefa dificultosa, visto que muitos alunos são empurrados o
tempo todo, como peças de xadrez, sem os requisitos necessários que cada ano
requer para a avanço desses educando, juntando assim, muitas falhas, muitos
conteúdos maus construídos e um aluno perdido no espaço e no tempo. Assim:
“...ser
assumida como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que
se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias
para que possa avançar no seu processo de aprendizagem.” (Luckesi, 1996: 81)
A autonomia do cada um é
imprescindível para construção de relações positivas dentro da sociedade global
é essa autonomia que precisamos construir dentro da sala de aula, transformando
nossos alunos protagonistas da sua própria história.
OBJETIVO GERAL
Construir alternativas que possibilitem a cada educando
ter uma ótica crítica e reflexiva e compreenda melhor os aspectos das Relações
Métricas do Triângulo Retângulo e o Teorema de Pitágoras, trabalhando com
formas lúdicas e trazendo o cotidiano do aluno, para o desenvolvimento de novos
paradigmas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü
Construir objetos com emborrachados, papelão e papel
cartão;
ü
Trazer músicas e brincadeiras para a ludicidade;
ü
Visitar construções onde o aluno observará a
aplicação do Triângulo Retângulo;
ü
Utilizar recursos tecnológicos para assimilar melhor
a construção do conhecimento;
ü
Construir situações-problemas envolvendo questões do
nosso cotidiano, aguçando a criatividade, criticidade e reflexão;
ü
Desenvolver
atitudes coletivas na construção o conhecimento matemático e da cidadania;
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Educação Matemática proposta para as
Diretrizes Curriculares Nacionais de Matemática para a Educação Básica prevê a
formação de um educando crítico, protagonizando seu conhecimento como sujeito
modificador e participante, capaz de agir com autonomia nas suas relações
sociais, culturais e no mundo do trabalho, para isso, é necessário que ele se aproprie de conhecimentos, dentre
eles, o matemático. Para Ribnikov (1987), a Matemática enquanto ciência tem
singularidades qualitativas nas leis que definem seu desenvolvimento.
De acordo com as Diretrizes Curriculares para o Ensino
Médio, deve-se considerar um amplo espectro de competências e habilidades a
serem desenvolvidas no conjunto das disciplinas. O trabalho disciplinar pode e
deve contribuir para esse desenvolvimento. Conforme destacam os PCNEM (2002) e
os PCN+ (2002), o ensino da Matemática pode contribuir para que os alunos
desenvolvam habilidades relacionadas à representação, compreensão, comunicação,
investigação e, também, à contextualização sociocultural.
DESENVOLVIMENTO
Baseado
na fundamentação teórica o desenvolvimento das ações que permeiam uma qualidade
de educação no ensino da matemática, construiremos uma prática em que a
investigação dos conceitos e a implementação da realidade marcará as
competências e habilidade adquiridas na aplicação desse projeto.
- CONTEÚDOS
ü
Conceitos
básicos sobre o triangulo retângulo;
ü
As
relações métricas no Triângulo Retângulo;
ü
A
importância do Teorema de Pitágoras e seus conceitos
ü
Aplicação
do Teorema de Pitágoras;
ü
Semelhanças
dos triângulos;
· METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido no 1º ano do
ensino médio, turma A, onde iniciaremos um resgate histórico sobre Pitágoras,
na qual a coleta de dados e informações será feita através de pesquisa nos
sites da Internet ligados à História da Matemática e apresentados em slides
criados no power point, mostrarão a construção e a demonstração em material
concreto para provar o teorema, momento em que faremos um vídeo, para posterior
exibição no blog da escola. Atividades serão desenvolvidas em grupos e
orientadas pelos estagiários, visitarão alguns blogs direcionados a Matemática
com aplicações no cotidiano do Teorema de Pitágoras para poderem elaborar,
individualmente, situações-problema com aplicabilidade do teorema e suas
relações métricas e semelhanças.
Diagnosticar é o momento
de análise sobre quais são os pré-requisitos para o conceito a ser ensinado. A
partir desta elaboramos um instrumento de pesquisa na qual podemos encontrar o
ponto de partida para iniciarmos o processo de ensino/ aprendizagem do conteúdo
escolhido.
Na
problematização, iremos apresentar situações em que o aluno possa utilizar o
conhecimento adquirido ao longo de estudos anteriores, construindo resoluções
próprias diante da problemática apresentada.
As
situações apresentadas pelos alunos nos remetem a condicionantes pedagógicas e
metodológicas que irá facilitar a compreensão e o desenvolvimento integral do
educando, tanto na resolução das questões, quanto na sistematização de vivências do cotidiano do aluno.
Assim,
a matemática deve ser compreendida como uma parcela do conhecimento humano,
essencial para a formação de todos os jovens, que contribui para a construção
de uma visão de mundo, para ler e interpretar a realidade e para desenvolver
capacidades que deles serão exigidas ao longo da vida social e profissional.
Os
avanços já conquistados pela educação matemática indicam que, para que o aluno
aprenda matemática com significado, é elementar:
- Trabalhar as idéias, os conceitos
matemáticos intuitivamente resgatando seu processo histórico;
- Estimular o aluno para que pense,
raciocine, crie, relacione idéias, descubra e tenha autonomia de
pensamento;
- Trabalhar a Matemática por meio
de situações problemas própria das vivencias dos alunos e que o façam
realmente pensar, analisar, julgar decidir-se pela melhor solução;
- Permitir ao aluno o uso adequado
da calculadora e computador;
- Utilizar a historia da matemática
como um excelente recurso didático;
- Utilizar jogos;
- Estabelecer discussões sobre as
relações métricas no triangulo retângulo também semelhanças.
CRONOGRAMA
|
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PERÍODO
|
ATIVIDADE
|
CARGA HORÁRIA
|
MAIO/JUNHO
|
Elaboração do Projeto do Estágio e Plano de Unidade
|
72 Hs
|
JULHO
|
Atividade complementar e extraclasse, planejamento,
co-participação, avaliação e regência
|
38 Hs
|
AGOSTO
|
Atividade complementar e extraclasse, planejamento,
co-participação, avaliação e regência
|
38 Hs
|
SETEMBRO
|
Atividade complementar e extraclasse, planejamento,
co-participação, avaliação e regência
|
38 Hs
|
OUTUBRO
|
Regência, relatório, avaliação e encerramento
|
14 Hs
|
• RECURSOS
Quadro branco
Pincel
atômico
Livros
diversos
Atividades impressas
Calculadora
Jogos interativos
Computador
Datashow
DVD
Televisão
Espaço físico da escola
EVA
Papelão
Cartolina
Fita métrica
Fita adesiva
Escada
Caixas
CONCLUSÃO
Compreendemos que a educação
matemática contribui para o desenvolvimento do educando para toda a sua vida,
contudo, o desenrolar desse projeto promove o crescimento intelectual e social
onde o aluno se integrará de forma coletiva, participativa, cooperadora,
critica e reflexiva dentro do contexto da realidade de sua vivência atribuída
na sociedade como um cidadão capaz de pensar, criar, conhecer e desenvolver
suas capacidades e habilidades.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será construída ao
longo do desenvolvimento das atividades de forma processual continuada, analisando
cuidadosamente os conhecimentos prévios do alunado. Contudo, aplicaremos
avaliações escritas, onde irão se relacionar de forma autônoma nas resoluções
das questões aplicadas, também, aspectos que contribuem para o aprendizado do
discente como: participação ativa nas aulas; realização das atividades,
individual e em grupo, assiduidade, prevalecendo sempre os aspectos
qualitativos quanto os quantitativos.
APENDICE:
PLANO DE UNIDADE
ESCOLA: Centro Educacional Municipal de
Gentio do Ouro
REGENTE: Flailan Vaz Pereira
ESTAGIÁRIOS: Adelino de Almeida Jinior
SERIE: 1°
TURMA:A
TIPO/AULA: Expositiva
Nº DE ALUNO:16
PERÍODO: II e III
CH ESTAGIO II PRATICA:
128
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
GERAIS
|
Relações
métricas no triângulo retângulo;
Teorema
de Pitágoras;
Outras
relações métricas no triângulo retângulo
|
Levar
o caráter formativo (desenvolver capacidades especificas), seu aspecto
instrumental ( as aplicações na realidade e nas ciências).
Consolidar
e aprofundar os conhecimento do ensino fundamental aprimorando no ensino
Médio para os estudos posteriores.
|
OBJETIVOS
ESPECIFICOS
|
METODOLOGIAS
|
Desenvolver
atitudes positivas na construção do seu conhecimento matemático;
Aplicar
seus conhecimentos matemáticos nas atividades diárias;
Aumentar
a capacidade de raciocínio, de resolver problemas e desafios cotidianos;
identificar
situações em que se usa o teorema de Pitágoras;
Aplicar
o teorema de Pitágoras;
Deduzir
as relações métricas no triangulo retângulo e aplicá-las em exercícios diversos;
Utilizar
o teorema pitagorico para encontrar catetos e hipotenusas;
|
Estabelecer
a aprendizagem por meio de valorização dos conhecimentos prévios do aluno;
Estimular
o aluno para que pense, crie, estabeleça relações, descubra e tenha autonomia
de pensamento;
Explicar
sobre a origem do estudo do teorema;
Manusear
materiais que facilita o entendimento do teorema pitagorico;
Aplicar
simulações computacionais em mídias de dvd,etc. para melhor entendimento das
medidas dos catetos e hipotenusa;
Formar
figuras a partir dos triângulos que compõe o tangran;
|
RECURSOS
UTILIZADOS
|
AVALIAÇÃO
|
Computador,
dvd, datashow, lousa, pincel p/ quadro branco, carteira, caderno, lápis,
caneta, cartolina ou papel ofício, caixinha, livro didático.
|
Durante
as atividades realizadas em aula, por meio de observação, na qual se pode
obter diversas informações: Habilidades, procedimentos utilizados pelo aluno
para resolver suas atividades em relação aos conhecimentos matemáticos.
Avaliação
escrita diagnostica.
|
REFERENCIAS:
BOYER,C.D.
Historia da Matematica. São Paulo, Edgar Blücher,1971.
GIOVANNI,
José Ruy; BONJORNO, José Roberto;- 2.ed. renov.- São Paulo: FTD, 2005 - ( coleção matemática completa).
|
REFERENCIAS
Matemática: reformas curriculares
(PCN’s)
O TEOREMA DE PITÁGORAS E AS RELAÇÕES
MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM MATERIAL EMBORRACHADO
Rita
de Cássia Pavani LAMAS1
Juliana
MAURI 2