PRÉ-PROJETO DE INTERVENÇÃO ESCOLAR


CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMATICA







PRÉ-PROJETO DE INTERVENÇÃO: UMA MATEMÁTICA PARA COMPREENDER





NOME

EDER ALVES CHAVIER, SIDNEY PAIVA, DAILSON GOMES E SAMUEL RODRIGUES












GENTIO DO OURO-BA
 JUNHO 2009

AGRADECIMENTO

A todos que colaboraram para com este trabalho.e dedicamos a todos que se interessem por uma educação melhor.










SUMÁRIO




1. APRESENTAÇÃO_______________________________________________________1
2. TEMA__________________________________________________________________2
3. PROBLEMA____________________________________________________________3
4. PÚBLICO-ALVO________________________________________________________3
5. JUSTIFICATIVA________________________________________________________3
6. OBJETIVOS (OBJETIVO GERAL E ESPECIFICO) __________________________3
7.REVISÃO LITERARIA___________________________________________________4                                    
8.METODOLOGIA_________________________________________________________4 9.RECURSOS.____________________________________________________________4
10. CRONOGRAMA_______________________________________________________4
11. RESULTADOS ESPERADOS____________________________________________4
14.CONCLUSÃO__________________________________________________________5
15.REFERÊNCIAS_________________________________________________________6































1. APRESENTAÇÃO (INTRODUTÓRIA)
A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda.       Paulo Freire
Não há vida sem correção, sem retificação.     Paulo Freire
Aproveite através do Projeto de Intervenção Pedagógica que mostra que é possível a realização de atividades de investigação do processo ensino-aprendizagem, deixando bem claro que os alunos podem e devem ser mobilizados para o entendimento da leitura, interpretação e praticar que intervém no estimulo de autoestima desenvolvendo assim, atitude possível diante do seu caráter. O 3º período, nos possibilitou a realização de análise da situação dos alunos do 3º e 4º ciclos através da observação do Plano de Aula especificamente dos alunos da 8ª ano A do turno matutino do Centro Educacional Municipal de Gentio do Ouro – Praça Regis Pacheco - Gentio do Ouro - BA.

Este projeto foi desenvolvido a partir da observação das aulas da turma de 8ª A e com o intuito de ameniza ou ater mesmo sanar as dificuldades encontradas nas séries finais do Ensino Fundamental, tendo como foco de atenção para a leitura organizada, interpretação coerente em todas as áreas do conhecimento de natureza exata, em especial a matemática.




























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Tema












Timidez, leitura desordenada, interpretação problema,
































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2.1 PROBLEMA

Na turma da 8ª série A do turno matutino do Centro Educacional Municipal de Gentio do Ouro, identificamos diversas dificuldades, tais que, ocorrem muitas das escolas no país sem dúvida, as quais identificadas fora: a timidez, a qual provoca a inibição de comunicação em sala de aula, outra é a interpretação de problemas matemáticos envolvendo cálculos e a área da geometria.

2.2 PÚBLICO-ALVO

Coordenadoria pedagógica, alunos do ciclo 3 e 4 (ensino fundamental) e a quem vier a interessar.

2.3 JUSTIFICATIVA

Analisado que uma boa parte dos alunos do 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental do Centro Educacional Municipal de Gentio do Ouro, apresentam dificuldades na leitura de textos matemáticos, interpretação de problemas matemáticos e em outros conhecimentos, vimos a importância de elaborarmos um Projeto de Intervenção que minimize os problemas ou até mesmo sanar, buscando aplicar métodos voltados para o  dia-a-dia do alunado. Aplicando jogos brincadeiras onde proporciona a interação, cooperação e participação ativa de todos os alunos envolvidos, criando peças teatrais, seminários, etc. Para que possa assim se interagirem socialmente de forma integra, aplicar visando os quatros pilares da educação contemporânea.


2.4 OBJETIVOS

Aplicar mecanismo onde possam solucionar os problemas identificados;
Estimular à aprendizagem coletiva e participativa;
Despertar a curiosidade de aprender e vivenciar os prazeres de saber cada vez mais do meio em que o circunda.

OBJETIVO GERAL

Despertar no aluno para a importância da leitura, interpretação e praticidade em todas as áreas, especificamente em matemática, partindo de uma mobilização geral em toda a escola, do corpo administrativo ao zelador, para um ensino/aprendizagem seguro sendo o aluno, capaz de construir caminhos que facilite a resolução das mais de versas situações-problema.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Mobilizar toda a escola para a importância do ato de interpretar e praticar em todas as áreas do conhecimento;
Compartilhar com as mais diversas metodologias de formas de contribua para um ensino/aprendizagem de qualidade;
Desenvolver atividades que integram escola-familia;
Promover jogos, gincanas, pesquisas,teatros, que desenvolvam a participação e Interpretação da vida em conjunto e solidaria;
Identificar e relacionar no seu dia-a-dia situações-problema envolvendo a matemática.
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3. REVISÃO LITERÁRIA

Toda área do conhecimento é imprescindível a leitura, interpretação visto que o aluno deve identificar os conhecimentos matemáticos nas mais diversas situações desenvolvendo a sua capacidade de resolver problemas fazendo observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade, relacionando e organizando informações relevantes para interpretá-los e avaliá-los criticamente.
Matemáticos de diferentes campos, interagindo-se coletivamente na busca de soluções para problemas propostos de forma que venha respeitar o modo de pensar dos colegas e aprender com eles, construindo a cidadania através de atitudes e procedimentos matemáticos e tecnológicos disponíveis.
Segundo os PCNs, a matemática deve visar:
Ampliação e construção de novos significados matemáticos;
Resolver as mais diversas situações-problema do seu cotidiano;
Identificar, interpretar e utilizar diferentes situações de acordo com a realidade;
Selecionar e utilizar os mais variados procedimentos matemáticos para chegar a um
resultado;

4. METODOLOGIA

O projeto propõe a leitura e interpretação através de procedimentos aplicados de forma planejada, contínua, progressiva e organizada da seguinte maneira:
* Mobilizar corpo administrativo,e funcionários em geral, em especial os alunos da 8ª serie.
Promover oficinas e atividades complementares para discussão e planejamento e execução do projeto;
* Trabalhar com o intuito de identificar e relacionar situações enfrentadas no seu dia-a-dia;
* Exploração da cultura através de acontecimentos históricos de seu lugar onde mora;para descobertas matemáticas;

RECURSOS

* Apresentar diversos textos de jornais , revistas, livros,historia de quadrinhos,etc. de maneira estratégica para situações matemáticas;

* Interpretação das mais diversos jogos matemáticos tipos: tangran, ábaco,xadrez, dominó, dama, caça palavras,etc.;


4.1 RESULTADOS ESPERADOS

Ao aplicar o projeto esperamos que tenha:
Envolvimento de toda a comunidade escolar;
Conscientização por parte de todos os envolvidos sobre a importância do ato de ler e interpretar;
Estímulo de todos os envolvidos para a construção de uma educação que leia e interpretem a vida em todos os momentos.
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4.2 CRONOGRAMA

Projeto este, que será desenvolvido na sala de aula em 100 minutos:
- Apresentação do projeto à turma da 8ª serie;
- Mobilização para a escolha e aquisição de recursos materiais (livros, revistas , textos avulsos, jornais, brinquedos, sucatas, etc.). Aplicar seminários e construções de maquetes através de textos matemáticos definirem participantes.

5. CONCLUSÃO

Com este Projeto de Intervenção conscientizamos a importância para o ato de ler e interpretar em todas as áreas do conhecimento, especificamente em matemática, , despertando o interesse de toda a comunidade escolar, para a continuidade de projetos que venham melhorar de forma significativa a educação na escola de forma compreensiva com o contexto: social e cultural.


































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6. REFERÊNCIAS

BRASIL. MEC. Secretaria Nacional de Educação Básica. Parâmetros Curriculares
Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
----------------- . Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF,
1998.
PCN, Matemática, ciclo 3 e 4 ,
Ministro de Estado da Educação e do Desporto
Paulo Renato Souza
SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. A Educação Matemática
em Revista, n. 1, 1993.
UNESCO. Division of Science Technical and Environmental Education. Mathematics
for all. Scienc and Technology Education, n. 20, 1984
FRANCHI, A. Compreensão das situações multiplicativas elementares. Tese de doutorado,
PUC-SP, 1995 (mimeo).
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia . saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz
e Terra, 1997.




































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